Perguntas frequentes

Interferências no sinal WI-FI:

Motivos pelos quais é impossível dar garantia ao sinal de WI-FI.
 

Até dispositivos não relacionados com a sua rede Wi-Fi podem estar operando nas mesmas frequências de 2.4GHz ou 5GHz da sua rede. Destas, a frequência de 2.4ghz, que é a mais comum, é a que mais sofre interferências.

Infelizmente a maioria dos equipamentos, como smartTvs e telefones celulares e até notebooks possuem APENAS suporte a rede 2.4Ghz. NADA adianta ter as duas bandas de WI-FI (5 e 2.4ghz) se os dispositivos clientes não suportarem o padrão AC (dual band).

Dispositivos Bluetooth (todos), telefones sem fio, monitores de bebê, câmeras sem fio, porteiros/interfone de vídeo chamada, até algumas campainhas sem fio - todos estes podem interferir com a sua rede WI-FI.
Além destes, aparelhos como o micro-ondas, podem gerar grande quantidade de ruído na frequência de rádio e, como resultado, a rede pode ficar mais lenta ou causar até desconexões, o famoso e famigerado "cai e volta" da rede sem fio.

Lembramos que a distância do cliente para o roteador, além do uso massivo da rede WI-FI, podem atrapalhar a experiência na navegação.

Uma rede com caixas de som inteligentes (Alexas ou Google), várias pessoas usando o celular/tablet para streaming (Netflix/Amazon), jogos on line, e hoje aulas ou trabalho em plataformas com vídeo como as do Google/Microsoft e Zoom, vão sobrecarregar naturalmente qualquer rede sem fio. Fora que as pessoas tendem a querer usar seus dispositivos cada um em seu "espaço" - ou seja colocando a variação da distância do cliente ao roteador, fontes externas de interferência, e outros fatores, todos juntos!


Possíveis fontes de Interferência:

* Micro-ondas — pode derrubar toda a rede durante o seu funcionamento! São terríveis para as redes 2.4Ghz.
Quanto mais próximo o roteador ficar do micro-ondas, mais interferência na rede você pode esperar que ocorra quando o micro-ondas estiver em funcionamento.

* Telefone sem fio — também no 2.4 GHz do espectro. Assim como o item anterior, esses telefones também podem causar grande interferência no sinal. A interferência Wi-Fi irá ocorrer durante toda a chamada ativa. Em algum casos, já ocorre queda na rede durante o simples tocar do telefone.

* Mal Cabeamento da Antena Parabólica — se a antena parabólica não estiver devidamente conectada ou os fios estão velhos e se deteriorando (capa soltando), é possível que haja uma grande interferência no sinal.

* Outros Dispositivos Sem Fio — qualquer dispositivo sem fio pode tecnicamente causar uma interferência de sinal. Podem ser alto-falantes sem fio, monitores de bebês, controles de portas de garagem, etc. Alguns outros dispositivos sem fio que operam no espectro de 2,4 GHz ou 5 GHz, incluindo transmissores de micro-ondas e câmeras sem fio, também podem contribuir para a interferência no WI-FI.

* Fontes de Energia — linhas elétricas de ferrovia ou cabos de energia elétrica que estão passando pelas proximidades também podem causar interferência Wi-Fi. Tente não posicionar seu roteador Wi-Fi perto de paredes com fios de luz ou perto da caixa de disjuntor.

* Cabos Mal Blindados — se você suspeitar que um determinado dispositivo está causando interferência, tente desligá-lo e usar um cabo diferente para ele. Cabos de CatTv usados como sendo cabos de rede e outros de baixa qualidade infelizmente são comuns... E o seu uso gera interferências.

* Monitores externos e monitores LCD — estes podem ser especialmente irritantes na faixa de 2,4 GHz entre os canais 11 e 14. Se você estiver trabalhando com um monitor conectado a um laptop, a interferência pode ser ainda mais forte. Faça com que seu ponto de acesso use 5 GHz ou um canal mais baixo no 2,4 GHz.

* Wi-Fi dos Vizinhos — poderosas redes Wi-Fi que se sobrepõem podem afetar uma à outra. Em condomínios isso é muito comum, podendo em alguns casos, em uma simples busca de rede, aparecer mais de 1 dezena SSIDs (nome de redes - e consequentemente ROTEADORES ATIVOS). Nesse caso, temos além dos roteadores, todo um universo de equipamentos clientes desconhecidos que podem também gerar interferências na sua rede WI-FI.



Obstáculos Físicos para sinais de WI-FI:

O espaço (seja uma casa, loja ou um escritório) afeta diretamente o alcance do sinal sem fio e a velocidade.
Todo o material utilizado na construção faz diferença. Madeira ou vidro terá menos impacto do que tijolo e metal.

Portas com espelhos? Essas são terríveis (espelhos são inimigos naturais do sinal de WI-FI).
Um móvel todo espelhado pode fazer com que fique mais difícil de estabelecer a conexão e que a velocidade fique muito mais lenta.
Grandes aquários? Também são terríveis como barreira (água)!

Não se esqueça de prestar atenção ao tipo de material que está por volta do local onde o roteador é colocado.

Lista básica de obstáculos físicos e qual efeito que eles podem ter sobre o sinal sem fio.

Tipo de Barreira         Nível de Interferência
Madeira                    Baixo
Gesso                       Baixo
Material Sintético       Baixo
Vidro                        Baixo
Água                        Médio
Tijolos                      Médio
Mármore                   Médio
Concreto                   Alto
Metal                        Alto
Espelho                    Muito Alto

Esses são ALGUNS dos motivos pelos quais toda a garantia de serviço e banda é dada apenas via rede cabeada (Ethernet), sendo os mesmos feitos com ligação direta na ONU. Lembre de usar cabos corretos, homologados pela ANATEL e de rede categoria 6 (Cat6) ou superior. Jamais use cabos para CatTv (circuito de TV/segurança interno).

Recomendamos que o máximo de dispositivos, em especial os de grande consumo de banda como SmartTvs, consoles de video game, equipamentos como AppleTvs e principalmente computadores sejam ligados por cabos!
Não recomendamos de maneira alguma o uso de redes WI-FI para tais equipamentos.   

Última revisão em: 28/09/20

Canais de atendimento

Mapa do site

Atendimento Suporte - 24 Hrs

Atendimento Financeiro - Segunda à Sexta-feira de 8 às 23h, Sábados e feriados de 8 às 20h.

Untitled-1.png
  • Instagram Leste Telecom
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • telegram
Whatsapp.png

Todos os direitos reservados. © 2019 por Leste Telecom.